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Contracs/Cut realiza curso formação sindical para os novos dirigentes sindicais do Sinthotesb.


O curso de formação sindical foi realizado nos dias 29 e 30 d julho em Porto Seguro, na Passarela do descobrimento no Restaurante Porto Ipiranga.
                             

O curso contou com participação do presidente da Contracs/Cut, Alci Matos Araújo, do Secretario de Organização e Políticas Sindicais (Secor), Alexandre da Conceição do Carmo, da pedagoga e assistente administrativo da Contracs. Camila da Silva Crespo entre outros convidados.  

O curso foi voltado para os novos dirigentes sindicais do Sindicato dos trabalhadores no ramo de Hotelaria, Bares, Condomínios , Parques Aquáticos, Flats, Bingos e similares do Extremo Sul Bahia. 
Com metodologia formativa cutista e a partir da experiência das categorias representadas foi realizado um resgate histórico da luta de classe e da organização dos trabalhadores no Brasil, do início do século passado, até o período atual, com contextualização do que acontecia conjunturalmente no país durante o período como mobilizações e bandeiras de lutas.

O período dos anos 30, 40 e 50 conhecido como a “Era Vargas” recebeu um destaque especial e em conjunto os participantes puderam analisar o termo popular “Pai dos Pobres”, a criação da CLT e dos sindicatos. Além disso, foi possível conhecer a estratégia de construção da CUT contra o sistema corporativista, ou seja, a vigilância e controle dos sindicatos por parte do estado e posteriormente a construção e defesa de um novo sindicalismo autônomo e com liberdade sindical.
                         
A história de criação da CUT e da CONTRACS também foram por meio de vídeos e resgate das antigas bandeiras de organização dos trabalhadores. Durante o debate também foi abordada a estrutura sindical proposta pela nossa CUT, o sistema vertical e horizontal.

Um dos períodos de maior destaque na formação foi a importância da Organização no Local de Trabalho (OLT) que garante o diálogo constante com o trabalhador e a participação e averiguação dos acontecimentos no local de trabalho. O debate trouxe a necessidade de discutir o papel de dirigente sindical, que envolve planejamento, estudo, pesquisa, além de diálogo permanente.

A necessidade de gerir uma entidade sindical também foi abordada, uma vez que a Contracs está desenvolvendo a alguns anos a cartilha “Gestão Sindical”, que destaca que para uma boa gestão de entidade é necessário ter planejamento estratégico, administração eficaz, formação política e concepção ideológica, bem como acompanhar as inovações tecnológicas, mas sobretudo. os recursos da categoria devem ser revertidos em lutas e serviços pela categoria.
                        

O presidente da Contracs, Alci Matos Araújo expôs aos participantes a importância do dialogo e conhecimentos dos direitos e deveres dos trabalhadores, e destacou a importância da organização sindical “ A formação sindical prepara os dirigentes para enfrentar as lutas por garantias e novas conquistas de direitos. Para a diretoria e membros da Contracs/ Cut cada turma formada cresce a esperança do fortalecimento da luta sindical. 

O sinthotesb com a participação efetiva dos trabalhadores da categoria poderá ser um dos maiores sindicatos do Brasil, pois a área de atuação é bastante expansiva e abrangem diversas cidades do extremo sul da Bahia. A atividade Hoteleira e prestação de serviços estão em constantes crescimento no mundo inteiro.
                         
Alexandre da Conceição do Carmo, ressaltou as principais atribuições da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais, (Secor)

Compete ao/à secretário/a de organização e política sindical
a) elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação às questões de organização e política sindical e encaminhá-los às instâncias da CUT; 
b) coordenar e orientar as secretarias de Organização e Política Sindical nos Estados e das Confederações e Federações nacionais; 
c) promover o intercâmbio de experiências e estabelecer convênios de cooperação para o desenvolvimento das políticas sindicais da CUT com entidades sindicais e institutos especializados no âmbito nacional e internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais; 
d) coordenar a elaboração da política geral de organização sindical dentro dos princípios e propostas da CUT e encaminhá-las às suas instâncias e as relações institucionais da central junto aos órgãos
                     
Camila da Silva Crespo, pedagoga e assistente administrativo da Contracs/cut, falou da importância da qualificação profissional. “ O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo , os clientes buscam qualidade e profissionais em cada prestação de serviços, a atividade hoteleira com outras passam constantemente por inovações e por isso a qualificação profissional dos prestadores de serviços deve ser constante.

Para José Henrique da Palma Lopes, Coordenador do Sinthotesb. “ Este curso foi muito importante para a nossa diretoria, uma vez que somos trabalhadores e é primeira vez que participamos da diretoria, temos muito o que aprender , pois a categoria necessita de verdadeiros representantes, os trabalhadores sofrem muito em seus locais trabalho, principalmente assédios e desvios de funções. Só com a participação da categoria poderemos lutas para garantir novas conquistar e manter os direitos já conquistados. o nosso lema é Transparência, Democracia e Participação, Juntos somos mais fortes e podemos mais.
"Trabalhador não fique só, fique sócio participe conosco desta luta em prol de todos". Destacou Henrique

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