Giro de Noticias

Empasse na negociação salarial entre Sinthotesb e Sindhesul pode acabar em Greve.


Em reunião realizada nesta quinta-feira (20), na sede do Sindhesul, que tinha como pauta a quarta rodada de negociações entre os representes do Sinthotesb – Sindicato dos Trabalhadores e Sindhesul – Sindicato patronal.



A reunião transcorreu em clima amistoso, os representantes de cada Sindicato expuseram seus anseios e dificuldades na atualidade.
Os representantes do Sinthotesb falaram das perdas salariais desde 2015 e também das condições de trabalho muitas, vezes excessivas em alguns Hotéis, Pousadas e Restaurantes nas bases sindicais do Sindicato dos Trabalhadores.

Já os representantes do Sindhesul – Sindicato patronal alegam que devido a crise nacional os proprietários de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Similares enfrentam diariamente dificuldades para manterem seus estabelecimentos funcionando adequadamente e o quadro de funcionários e que as diárias estão bem abaixo do Mercado Nacional. 
A diretoria do Sinthotesb manteve o percentual de 13% (Treze por cento), de reajuste no salário base, já os representantes do Sindhesul alegam que a proposta é mesma da última reunião e manteve o mesmo percentual de 7% (sete por cento).

Com o empasse na negociação e as impossibilidades na correção salarial o Procurador legal do Sinthotesb o Advogado Dr. Josafá, propôs fazermos uma Via arbitral (mediação), redigindo um requerimento á Coordenadoria do (MPT) - Ministério Público do Trabalho em Eunápolis para por um fim nas negociações.
Os representantes do Sindhesul ficaram de enviar resposta via telefone ao departamento Jurídico do Sinthotesb.

De acordo com José Henrique Palmas – Coordenador Geral do Sinthotesb “ Se não houver a correção justa nos salários dos trabalhadores de forma amigável, a única alternativa será a Greve, que será feita de acordo com os tramites da Lei”. Descartou Henrique.

Nenhum comentário