Giro de Noticias

Diretoria do Sinthotesb participa do Workshop Regional de Qualificação Sindical em Fortaleza - CE

A diretoria do Sinthotesb - Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Parques Aquáticos e Similares do Extremo Sul da Bahia.
Que neste ato foi representado pelo Presidente do Sinthotesb, Henrique Palmas e o Diretor social e Esportivo, José Gomes.

 

COMUNICAÇÃO DIGITAL E NOVOS MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO PREPARAM ENTIDADES FILIADAS À CONTRATUH


Terminou hoje a primeira etapa do Workshop Regional de Qualificação Sindical promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH. O evento da região nordeste aconteceu em Caucaia/CE, na Colônia de Férias do Sintrahortuh, nos dias 07 e 08 de maio. Os temas escolhidos tiveram como objetivo preparar os dirigentes sindicais das entidades filiadas à CONTRATUH para o momento político atual que passa o Brasil.

O primeiro palestrante do segundo dia de atividades, o jornalista Fábio Busian abordou o tema ”Mídias digitais – Como atingir seu público”. O assessor de comunicação demonstrou de forma prática como os dirigentes sindicais podem informar os trabalhadores de base. Para ele, é possível, por meio das redes sociais, site e mídia externa, ocupar todos os espaços na comunicação usando ferramentas simples e descomplicadas, mas com alto alcance. “É extremamente importante que os sindicatos entendam a importância de ocupar espaços na comunicação, fazendo um planejamento e entendendo como atingir seu público de forma cada vez mais assertiva, utilizando as tecnologias atuais ao seu favor. E isso não significa gastar enormes quantias, mas ter criatividade e organização”, destacou Busian.


O secretário-geral da CONTRATUH, Geraldo Gonçalves, abordou o tema ”Sustentabilidade do movimento sindical”. O dirigente explanou sobre a necessidade da nova gestão sindical estratégica, focada em resultados e no novo mundo do trabalho, tecnológico e globalizado. Ele apontou a busca da sustentabilidade sindical por meio de receita própria gerada pelo compartilhamento de serviços entre os trabalhadores em turismo e hospitalidade e suas entidades sindicais. “Considero que apresentei aqui um projeto que deve trazer luz neste novo contexto do movimento sindical. Precisamos fazer uma reflexão crítica sobre o passado e termos mais ação no presente, para colocarmos em prática um curto e necessário novo modelo de gestão. Esta transformação na relação capital x trabalho exige líderes pensando o novo, que demanda novos modelos de gestão com visão de futuro”, finalizou o dirigente.

Encerrando as atividades, o presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, agradeceu a presença de todos e lembrou que os temas foram escolhidos com cuidado. “O grupo de trabalho responsável por planejar os cursos deste ano pontuou temas fundamentais que deveriam nos nortear em busca do fortalecimento da representação dos trabalhadores brasileiros. Saio daqui muito feliz, porque nossos objetivos foram alcançados. Todos que aqui estiveram estão saindo prontos para revolucionarem a forma de atuação dentro de seus sindicatos e federações. Juntos Somos Fortes.”

A próxima etapa de qualificação sindical destinada à região sudeste será em São Paulo, no Lesques Brasil Hotel Escola, nos dias 13 e 14 de maio.

Nenhum comentário